Sábado, 29 de Janeiro de 2011

Sobre os entusiastas

Para quem me conhece, sabe que há coisas que, a mim, me fazem ferver o sangue. E, andando eu por fóruns ferroviários, uma dessas mesmas coisas acaba por ser, basicamente, quem constitui a comunidade entusiasta portuguesa. Os entusiastas em si.

 

O entusiasta português é um agarrado e quer ser o maior do bairro dele. Se formos aos fóruns ferroviários espanhóis, franceses, alemães e afins, encontramos lá fotos antigas, documentos históricos, e o mais, disponíveis um pouco para todos. Em Portugal, existem fóruns ferroviários aos pontapés, onde tudo está escondido (e aqui, contra mim falo, pois sou administrador dum que faz isto mesmo - pela razão que explico no ponto a seguir) - fóruns esses que foram sendo criados por querelas internas, conflitos e birrinhas. E este comportamento não se restringe só aos fóruns - até mesmo nas associações de entusiastas isto acontece. Mas adiante. O entusiasta português gosta de ter um baú onde coloca as suas fotos, onde as guarda leguisiosamente, quais tesouros, para construir o seu livro de memórias - ou apenas para as ter guardadas e a ganhar pó.

 

O entusiasta português gosta que os outros façam o trabalho dele. Gosta de copiar fotografias, dados e outas coisas de livros e dos próprios fóruns ferroviários sem sequer se importar em manter as fontes ou até mesmo esforçando-se por ocultá-las - razão pela qual, em Portugal, se "blindam" as coisas mais importantes e antigas.

 

O entusiasta português é um "velho do Restelo". Quer comboios a circular mesmo que não hajam pessoas para andar neles, defende ligações absolutamente despropositadas nem nunca as ter utilizado, acha que "isto era bom era no tempo do vapor" e abomina todas as modernices, TGV's e afins. Abomina também quem tem uma opinião contrária, porque "eu é que sei", e "os rapazolas de agora não sabem nada de comboios".

 

O entusiasta português só se mexe por sede de protagonismo. Ainda me lembro duma história que aconteceu com o passeio da 2501 à Barquinha, em Outubro de 2009. Houve um maquinista da CP que andou muito envolvido com a locomotiva, com o processo de adopção dela pelo MNF, com a troca de pantógrafos. A partir do momento que ele não foi o maquinista designado para o passeio, será que se mexeu mais alguma vez por causa dela? Resposta difícil...

 

Por isso, apesar de estar inserido nesta comunidade, não me revejo nela. Não defendo o comboio irracionalmente, preferindo muito mais uma discussão fundamentada, assente em factos actuais. Por isso, não me considero entusiasta. Prefiro demarcar-me deste grupo de gente e ser um "rapazola que não sabe o que é um comboio". Enfim.


Engendrado por Nettwerk van Helsing às 16:06
Ligações a esta porcaria | Atirar pedrada | Emoldurar disfunção
23 calhaus:
De Isabel Lopes a 24 de Março de 2011 às 14:56
Não vou atirar uma pedra ao que disseste, porque concordo contigo. :)
Infelizmente, estamos rodeados de uma espécie de entusiastas, que andam embrenhados numa luta desenfreada, a ver quem é o melhor naquilo que faz...


De Andre a 24 de Agosto de 2011 às 09:31
Quem es tu?
Tens medo de dizeres quem es?


De Andre a 24 de Agosto de 2011 às 09:31
Quem es tu?


De andre a 24 de Agosto de 2011 às 09:45
A desculpa es o Carlos Loucao(rodolfo dias ou amoreiras).Se nao o fores podes ser o Pedro Andre.
Peco imensa desculpa por ter feito uma pergunta tao estupida lol.
Tu es mais um daqueles que quando uma pessoa faz algo para mudar na preservacao ferroviaria vens logo dizer que aquela pessoa fez aquilo para ser protagonista( o caso da 2501).Sabes uma coisa pensa um bocado se calhar sem esse maquinista nao poderias trirar uma foto da 2501 em estado quase original.

Desculpa por atirar um grande penedo mas nao aguentava mais ahahahah.

Andrê Cornamusaz ou 1400 cp


De Pedro André a 24 de Agosto de 2011 às 11:11
O blog não é meu, e só te quero dizer uma coisa. Vai te para o caralho meu nojentinho da merda. O mundo seria muito melhor sem um monte de bosta como tu. Tens alguma coisa que andar a meter o meu nome ao barulho ??? Não bastava seres estúpido, agora deste para seres burro também ?


De andre a 24 de Agosto de 2011 às 16:22
Oh que pena tas a tentar descaregar a frustracao das fotografias que sairam mal ê?

Tenho pena que hajam pessoas pobres e mal agradecidas como tu e ee por isso que muitas vezes nos foruns as pessoas nao partilhem fotos.


Eu nao preciso de descarregar nas palavras porque eu faco-o em coisas uteis e nao em meia duzia de palavras ``feias`` como essas.

Lembra te e uma coisa nao digas essas palavras a qualquer pessoa ê que podes-te sair mal.



De Carlos Loução a 24 de Agosto de 2011 às 17:19
Gostaria de saber que "coisas úteis" são essas... é que, de ti, só vejo perguntas e mais perguntas - obra feita, nada. Zero. Bola. Ou, numa linguagem que tu percebas, "rien".


De andre a 24 de Agosto de 2011 às 19:41
Por acaso precebo bem mas escrever ``rien``.
Nao ves porque nao procuraste no sitio certo.
Tu na pas chercher dans la bonne place.
Mais je vais te aidez,regarde ici : linha do tua.

Assinei e fiz preposicoes na peticao para a nao construcao da barragem da linha do tua entre outras.


Sera que te posso perguntar se fizeste algo ja que gostas tambem de criticar?


Andre Cornamusaz






De Carlos Loução a 24 de Agosto de 2011 às 20:28
Assinar uma petição? É essa a tua coroa de glória? LOL!!

Ora bem, andei envolvido em movimentos de preservação (que não avançaram pois a série envolvida acabou por não ser retirada), tenho n listagens feitas de material circulante, estações... chega-te, ou queres mais? Nada mau para um paparazzo, hein?

PS: acho que é melhor a coisa continuar em francês, mesmo: é que tu, com o português, és ZERO.


De andre a 24 de Agosto de 2011 às 22:48
Podes me explicar isso melhor?


Se remassemos todos do mesmo lado em relacao a preservacao ferroviaria poderiamos chegar a algo de bom mas aqui em Portugal o associativismo nao funciona logo vamos continuar a remar cada um para o seu lado e em vez de preservar o material circulante vamos fotografa-lo a degradar-se.

Deixem de criticar quem fez algo pela 2501 e nao sô que mercia te-la conduzido.(nao ê todos os dias que se ve uma pessoa a manter uma locomotiva em estado de marcha sacrificando os dias de folga e depois tem de houvir isso de pessoas que nao merecem respeito nenhum).



De Carlos Loução a 24 de Agosto de 2011 às 22:58
E... que respeito é que TU mereces? Que é que tu fizeste? Falas como se tivesses moral para dizer o que quer que seja... e, no entanto, a única coisa que fizeste foi apenas meter o teu nome numa petição. É assim que ajudas alguma coisa, é?

E, já agora, não fales do que não sabes, tão-pouco. Gostava de saber, agora, onde anda essa pessoa que manteve "uma locomotiva em estado de marcha sacrificando os dias de folga e depois tem de houvir isso de pessoas que nao merecem respeito nenhum". Onde anda ela agora? Dizem as más-línguas da caserna que nunca mais foi vista nem achada ao pé da 2501... e agora, que dizes do teu "messias"?


De Pedro André a 24 de Agosto de 2011 às 17:35
Amuado com as palavras feias ? Diziam que só havia palhaços no circo, mas parece me que o maior de todos anda aí pela internet e dá pelo nome de André Cornomusaz.

Que saiba não deves conhecer muitas fotos minhas , já que não participo em fóruns. E é favor deixar de andar a gastar o meu nome. Vive lá a tua vida miserável sozinho sem andar a chater as outras pessoas. Foda se, se quisesse que me chateassem tinha comprado um cão, ao menos "cagava" menos que tu.


De andre a 24 de Agosto de 2011 às 19:56
Vida miseravel tens tu quano nao podes fazer fotografias ou a tua maquina avaria.
Miseravel ê aquele que se acha superior ao outro.
Miseravel ê aquele que gosta de ser protagonista por achar que tira as melhores fotos no forum.
Miseravel ê aquele que gosta de dizer mal de uma pessoa que fez algo pela preservacao do patrimonio.
Miseravel ê aquele que acha que sabe mais que o outro.
Miseravel ê aquele nao quer revelar a verdadeira identidade.
Miseravel ê aquele que diz que o maquinista ganha muito e nao faz nada.
Miseravel ê aquele que diz que tudo o que nao possa ser preservado que seja ovarizado.
Miseravel ê aquele que se acha superior a qualquer pessoa.



De Pedro André a 24 de Agosto de 2011 às 22:39
Sabes André, cada vez és mais aberrante. Deixa de incomodar o mundo civilizado e volta lá para o "buraco" onde estavas. Foda se, esta merda de a net estar disponivel para o 3º mundo só tem trazido confusões. Já Einstein dizia : "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."
Ou seja o André Cornamusaz é o exemplo chapado da estupidez humana!!


De Carlos Loução a 24 de Agosto de 2011 às 11:14
Então e vamos lá a saber, Sr. Entusiasta: que é que tu já fizeste de relevante para a preservação ferroviária, conta-me cá?


De andre a 24 de Agosto de 2011 às 15:56
Sim.Contra a construcao da barragem da linha do tua.




De Carlos Loução a 24 de Agosto de 2011 às 17:17
Ah, só isso, portanto... e que acções já tomaste em prol da preservação ferroviária, conta-me cá? Já ajudaste alguma das associações de entusiastas portuguesas no restauro de alguma das peças, ou no mero envio de um donativo ou de documentação? Já organizaste um projecto de compra de uma locomotiva/automotora/whatever e já o entregaste à CP? Já andaste envolvido em alguma iniciativa de preservação ferroviária, ao menos?

Porque isso de mandares as boquinhas em relação aos outros, é muito giro; agora, chegares-te à frente quando é preciso, 'tá quieto oh preto. Mas tudo bem: cada um faz o que a consciência lhe dita. É para o lado que durmo melhor.


De José Sousa a 24 de Agosto de 2011 às 18:41
Posso saber o que tens contra a barragem do Tua?
Por acaso eras utilizador da linha do Tua?
Só defendem coisas desnecessárias e que só atrasam o país. Gajos como tu anda este país farto.


De Der Metzgermeister a 24 de Agosto de 2011 às 19:04
André Cornudo a presidente!O mauzão ferroviário até ameaça o pessoal! Ehehe


De jeremias a 24 de Agosto de 2011 às 23:10
...bem, ide mas é às gajas...


De Renato Seabra a 24 de Agosto de 2011 às 23:17
Deixem lá o André Cornamusaz, quando sair da prisão logo lhe faço um filho pelo traseiro. Afinal de contas quem mora ao pé dele já me disse que ele era uma larilas (paneleiro em bom português) de primeira apanha. Por alguma razão tira fotos a ele próprio para colocar na net. É uma atitude bem bichona de quem quer levar com ele por trás.


De andre a 25 de Agosto de 2011 às 09:46
Fotos minhas na net?
Aonde?
TENS MEDO DE DIZERES QUEM ES Ê?
Quem escreve o que tu escreveste ê paneleiro porque essas atitudes sao de gente como tu.
Ve-la na prisao tem cuidado ê melhor andares encostado as paredes.
Muita garganta tens tu.

Afinal exite aqui um larilas inutil que so sabe mandar meia duzia de palavras sobre os seus pensamentos e so traz coisas inuteis.


De Pedro André a 25 de Agosto de 2011 às 10:44
Está lindo está.. que confusão que por aqui vai. Isto tudo porque a CP não preservou 4567 máquinas e carruagens em condições de andar.


Vá, mais um calhau que o bicho ainda mexe!

Descrição do paciente

Procurar disfunção

 

Julho 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
13
15

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Loucuras recentes

Sobre a mudança

Sobre as pedaladas

Sobre os novos acessos

Sobre o alcatrão portajad...

Sobre os carris

Sobre o Verão

Sobre a passagem do tempo

Sobre a viragem

Sobre a paixão

Sobre as moscas

Sobre as laranjas maduras

Sobre o The Wall

Sobre os entusiastas

Sobre o material circulan...

Teste

Sobre as novas pragas da ...

Fifada do dia (XXII)

Sobre a esperança

Sobre a excomungação de v...

Sobre a crise

Loucuras antigas

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Outubro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Ligações ao mundo exterior

subscrever feeds