Domingo, 8 de Junho de 2008

Areia para os olhos

Quem me segue e me conhece mais atentamente, sabe que, ultimamente, tenho andado a seguir com especial atenção o estado da ferrovia portuguesa. E, nos últimos tempos, existe uma situação que tem andado muito na boca do povo: a situação da Linha do Tua.

A linha de via métrica ou estreita (via estreita por que a distância entre carris é inferior à da  maioria da restante rede ferroviária portuguesa, que é de 1668 mm; métrica porque, já se adivinha, essa distância é de 1000 mm) que, num passado não muito distante, ligava a aldeia do Tua a Bragança, e que hoje em dia só está em funcionamento até Carvalhais, no concelho de Mirandela, está em funcionamento desde 1887, numa altura em que a tracção a vapor era raínha e senhora. A paisagem que se avistava (e avista, ainda, nos dias de hoje) é algo indescritível, ao ponto de ser considerada uma das mais bonitas linhas ferroviárias do mundo.
Só que, se falarmos a alguém na Linha do Tua, esse alguém de certeza que vai meter as mãos à cabeça e fugir a sete pés (OK, não será tanto assim, mas pouco falta).
Em 2005, começou-se a falar na ideia de se construir uma barragem no Rio Tua. O que seria tudo muito giro... se não existisse uma pedra de permeio nesse projecto chamada "Linha do Tua". É que o projecto que está contemplado, mesmo tendo em conta a cota mais baixa possível, de 160 m, irá implicar sempre a submersão de parte do traçado da linha e o isolamento da mesma da restante rede nacional. Naquela altura, todos os autarcas da zona eram contra esse atentado. Só que...
A 12 de Fereveiro de 2007, acontecia o já tristemente célebre acidente que vitimou três pessoas e feriu outras duas, quando uma automotora que fazia a ligasção entre Tua e Mirandela descarrilou e se precipitou para o Rio Tua. o LNEC, esse mesmo, o que meteu o novo aeroporto de Lisboa (ou NAL) em Alcochete, atribuiu o acidente a um desprendimento de pedras que embateram na composição e a arrastaram para o rio.

A linha esteve encerrada durante muito tempo, para se arranjar esse pedaço de linha, e muita gente já dava a linha como fechada definitivamente e a barragem como certa. Até que, a 28 de Janeiro deste ano, a linha reabriu ao público. Com uma licença provisória, é certo, mas abriu.

No entanto não foi uma abertura sem percalços, uma vez que, dia 25, um maquinista que efectuava testes de circulação entre Mirandela e Abreiro descobriu um parafuso com cerca de 20 cm colocado entre os carris e que poderia provocar outro descarrilamento; e no dia 27, foi descoberto outro, desta feita entre Brunheda e Tua.
Bom, em relação à tal licença provisória, atribuída pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, esta caducava em Abril, para dar tempo à REFER e ao LNEC para acabar os estudos e as medidas de segurança exigidas; só que eles não o fizeram. E quando o IMTT ameaçou voltar a encerrar a linha, ambas lá fizeram um choradinho e o instituto lá acabou por adiar o prazo até 21 de Maio.
Só que, a 10 de Abril, uma máquina de manutenção de via (uma draisine) descarrilou entre Tua e Tralhariz, após o muro de sustentação da linha (ou seja, onde a linha está assente) ter-se desmoronado, provocando três feridos ligeiros. Mais um tempo de paragem, e a circulação voltou a ser restabelecida dia 23 de Maio.
E, no dia 6 de Junho, mais um acidente com uma automotora.


Uma composição que fazia a ligação Mirandela-Tua tombou para o lado, a um par de quilómetros do destino, provocando um ferido ligeiro. Os passageiros que seguiam dentro da automotora tiveram de fazer o restante da viagem a pé. E, já se está mesmo a ver, a circulação foi novamente suspensa. Só que desta vez, já foi descartada a hipótese da causa do acidente ter sido da infraestrutura. Ou seja, sobram como causas uma falha da automotora... ou intervenção externa. Ou seja, sabotagem. O que não me surpreenderia nada.
Afinal de contas, será só coincidência  que, sempre que a linha abre, pouco tempo depois volta a acontecer um acidente que provoca o encerramento da mesma? Juntando tantos "acasos" aos ditos parafusos que já foram encontrados, a história começa mesmo a cheirar muito mal...
Ah!, falta dizer uma coisa: as ideias dos autarcas da zona já mudaram completamente. De momento, apenas o presidente da Câmara de Mirandela e presidente do Metro de Mirandela, uma das duas empresas que utiliza a linha (a outra, obviamente, é a CP) é a favor da manutenção da linha e a defende como pode; todos os outros já acham que a barragem é o melhor para a zona... mesmo sabendo que muitas das pessoas que lá habitam não dispõem de mais nenhum meio de transporte.
Depois da gorada hipótese da barragem de Foz Coa, parece que, desta vez, se anda a fazer de tudo para a barragem do Tua não ir pelo mesmo caminho...


Engendrado por Nettwerk van Helsing às 19:15
Ligações a esta porcaria | Atirar pedrada | Emoldurar disfunção
|
1 calhau:
De daplanicie a 15 de Junho de 2008 às 19:11
Verdadeiramente assustador! Felizmente que não ando de comboio senão agora estava passava as viagens apavorada...


Vá, mais um calhau que o bicho ainda mexe!

Descrição do paciente

Procurar disfunção

 

Julho 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
13
15

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Loucuras recentes

Sobre a mudança

Sobre as pedaladas

Sobre os novos acessos

Sobre o alcatrão portajad...

Sobre os carris

Sobre o Verão

Sobre a passagem do tempo

Sobre a viragem

Sobre a paixão

Sobre as moscas

Sobre as laranjas maduras

Sobre o The Wall

Sobre os entusiastas

Sobre o material circulan...

Teste

Sobre as novas pragas da ...

Fifada do dia (XXII)

Sobre a esperança

Sobre a excomungação de v...

Sobre a crise

Loucuras antigas

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Outubro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Ligações ao mundo exterior

subscrever feeds